domingo, 24 de outubro de 2010

DIÁLOGO com Allan Souza Lima e Diogo Salles


DIÁLOGO, o novo curta-metragem do diretor Dannon Lacerda, tem sua primeira exibição no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2010 -, na sexta, 29/10, às 17h, e na quarta, 03/11, às 18h30, no cinema da Caixa Cultural.
Diálogo é um filme sobre relacionamento humano, independentemente de suas possíveis configurações – no caso, um relacionamento entre dois homens –, e sugere uma espécie de antítese ao próprio título ao buscar o silêncio para provocar a reflexão e propor a discussão sobre a importância da comunicação nos relacionamentos humanos.

Crédito: Silvio Batistela


Numa homenagem declarada ao escritor Caio Fernando Abreu, que inspirou todo o processo, o filme foi realizado a partir de improvisações e laboratórios com os atores Allan Souza Lima e Diogo Salles. Ao aceitar o desafio, eles mergulharam em reflexões sobre relacionamentos.
Esse é o segundo filme do diretor, que iniciou sua carreira em 2009 com o curta OMOIDÊ, também exibido no Curta Cinema e em festivais internacionais, como o 18° Cine Rail Festival Paris e o Enlightned Festival.
“Fiz um filme para falar das pessoas que, mergulhadas em seus conflitos internos, não conseguem dialogar, conversar sobre o que sentem, dividir com o outro. Optei por abordar o assunto a partir dos universos particulares dos personagens Caio e Fernando: um jovem quase irresponsável, aberto pra vida e relações; o outro um pouco mais velho, estável e responsável, porém fechado e com dificuldades para aceitar a espontaneidade do companheiro. Ao abordar esses assuntos estou falando do universo humano e não restringindo o tema ao universo gay, afinal, são questões recorrentes nas relações”.

Crédito: Kátia Chavarry
 
 
A valorização da composição da imagem no filme, com poucos diálogos, e a não linearidade da narrativa são opções recorrentes nos dois trabalhos de Dannon (OMOIDÊ e DIÁLOGO), que atualmente se dedica à captação de recursos para o curta CINEMA MUDO, que terá no elenco Malvino Salvador, Roberto Bontempo, Carla Marins, Carolina Virguez, dentre outros atores, além de um projeto de longa para realização em 2012: CABARÉ DAS DONZELAS INOCENTES, baseado no livro “Conversas com Cafetinas”, do escritor Sérgio Maggio, recentemente agraciado com o 3. Lugar no Prêmio Jabuti 2010.

Curta Cinema 2010
DIÁLOGO. Direção: Dannon Lacerda. FIC. 18min. Brasil/RJ
sexta-feira, 29/10, às 17h,
quarta-feira, 03/11, às 18h30

Caixa Cultural
Av. Almirante Barroso – 25- Centro
Crédito: Roberto Lucio




DIÁLOGO (FIC/RJ/BRASIL/18min)
Com Allan Souza Lima e Diogo Salles.
Direção: Dannon Lacerda.
Fotografia: Marcelo Paternoster.
 Arte: Karin Carraso.
Montagem e Finalização: Daniel Correia.
Edição de Som e Desenho Sonoro: Rumori
Figurinos: Jerry Gilli e Manu Coutinho.

Roteiro: Arménio Filho e Dannon Lacerda.
Trilha Musical Original: Felipe Storino.
Som Direto: Raquel Lazaro.
Assistente de direção: !J. Girdwood!.
Assistente de câmera: Márcio Bertoni.
Maquiagem: Aline Mazzarella.
Som Direto: Raquel Lazaro.
Apoio de Set: Penha Lopes.
Design Gráfico: Giselle Macedo.
 Divulgação: Roberto Lúcio.
Fotos/Divulgação: Silvio Batistela.
Produção: Ludmila Teixeira.
 Patrocínio e Realização: Cabaré Filmes

5 comentários:

  1. Gostei muito de "Omoidê" - um filme visualmente lindo, com reflexões sutis sobre as relações humanas.
    Infelizmente não poderei ir à Caixa nos dias do festival, mas certamente vou conferir "Diálogos" em uma proxima oportunidade.
    Muita sorte em seus projetos.
    Beijo, Luciana

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Luciana. Em meu nome e em nome da minha equipe, agradeço suas palavras. Omoidê, meu primeiro curta, foi realizado com muita garra e vontade de fazer cinema. A poesia, explícita nas imagens e implícita na narrativa, busca a reflexão sobre a condição humana. Em DIÁLOGO, continuo essa busca... espero que possa assistir, em breve. Bjs. Dannon

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dannon e equipe pelo filme que ficou.
    Impacto e ousadia sao os traços mais evidentes no resultado final. Vimos isso hoje, de fato, na apresentação la na Caixa Cultural.
    Gostei e me orgulho de ter feito parte dessa equipe.
    Bjus a Todos
    Paulo J. Girdwood

    ResponderExcluir
  4. Prezado Danon,

    Gostei muito do curta, achei o roteiro muito interessante e atual. A escolha dos atores foi de muito bom gosto; principalmente o ator Diogo Salles, que com sua atuação me emocionou muito.

    Waleska Ramos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal saber que Diogo está brilhando a cada dia mais, namoramos quando adolescentes e no decorrer de nossas vidas perdemos o contato! Uma pena... Sucesso para vocês!! Bjs Thais Peixoto

    ResponderExcluir